26 de mar. de 2006

Normalidade... Medo... Controle... Lucidez... Fé...

As vezes as coisas se tornam mais assustadoras do que é possível suportarmos sozinhos, mesmo para aqueles que enxergam na independência algo fundamental para a realização pessoal.

Não há nada mais estúpido que achar que dividir com alguém pode ser privação da sua independência/autonomia, mas enfim, cada um com a sua respectiva parcela de estupidez compartilhada pela humanidade. Um dia eles aprendem, eu não perdi a fé...rsrs

Saber pedir ajuda não é tão fácil quando parece, principalmente quando se têm a crença que pouco ou nada vão por você.

De repente, a fragilidade da vida se mostra com muita intensidade, e todos passam a se sentir vitimas de um fato concreto, para o qual não há explicação de origem, motivo e menos ainda horizonte de reversão.

Há pouco tempo vi alguém próximo adoecer e falecer. Era um idoso. E vi também a resignação entristecida da família, que vem tentando voltar à rotina e normalidade, depois de tudo acabado (só começou, mas deixa eles pensarem assim, cada verdade a seu tempo, para cada pessoa...)

Pensei na velhice.
Pensei no quanto tinha medo de envelhecer quando era criança (?!?!?!?!?!).
Pensei que devíamos fazer como os elefantes, que vão pra longe dos seus quando sabem que chegou o fim da vida, porque aquilo tudo que tinha presenciado era muito triste. Um final medíocre demais para uma vida tão cheia de realizações...
Pensei mais um bocado de coisas...
Pensei nas frases dos sábios para o conforto daqueles que sofrem pelo inevitável correr do tempo (e como corre o tempo!!!) e da vida.
Pensei mais uma ou outra coisa que não faziam o menor sentido.
Pensei tanto que pensei que o problema e a dor não estavam no envelhecer, mas no adoecer...
Pensei:
E quando quem adoece é jovem ainda?
E quando a doença é da alma e não do corpo?
E quando você procura causas e explicações que ninguém pode lhe dar?
E quando te disserem que não há cura?

Tantas perguntas! Ainda sem respostas... Ainda sim, eu não perco a fé!

Nenhum comentário: