3 de mai. de 2005

Uma aprendizagem...

ou "O livro dos prazeres"... Chama-se o livro da Clarice que primeiro despertou minha curiosidade.
Alguém te ensinou a viver e sentir? Mas será que não haveria de ser assim de nós todos já nascermos sabendo?
Empirismo é como se chama isso de já saber sem se ter aprendido. Achei a palavra bem bonita logo da primeira vez que ouvi, ainda que não soubesse de certo o que significava. Mas na verdade creio que uma vida só não basta para compreender todo o significado compreendido por ela. Aliás, muito simplista essa minha explicação.
Tal qual a personagem de Clarice que se vê descobrindo cores, aromas e sentimentos e compartilha conosco naquele correr rápido de idéias, tudo escrito na velocidade e desordem ordenada de pensamentos...respiração...transpiração...assim tenho percebido a atmosfera ao redor.
Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo para muita gente, muitos encontros e descobertas. Nem sempre as coisas são como gostaríamos, os obstáculos surgem, e também o orgulho ferido que costuma dar força propulsora aquelas pessoas que em que a falta caráter anima a não lutar contra o ódio e a mesquinhez, mas muitas vezes as coisas que acontecem são melhores do que qualquer um poderia imaginar...
É preciso tomar cuidado com nossas atitudes, nem sempre os resultados das nossas ações são aquele que planejamos... Não, realmente pouco ou nada se controla... E não há porque controlar... É tudo aprendizagem e prazer como diria Clarice e só pra dar água na boca:
"Ulisses ouvira de testa franzida e depois dissera:
-E então você não quis mais nada disso. E parou com a possibilidade da dor, o que nunca se faz impunemente. Apenas parou e nada encontrou além disso. Eu não digo que eu tenha muito, mas tenho ainda a procura intensa e uma esperança violenta. Não esta sua voz baixa e doce. E eu não choro, se for preciso um dia eu grito, Lóri. Estou em plena luta e muito mais próximo do que se chama de vitória humana do que você, mas é vitória. Eu já poderia ter você com meu corpo e minha alma. Esperarei nem que sejam anos para que você também tenha corpo-alma para amar "

3 comentários:

Anônimo disse...

"ei garçom por favor uma tequila e uma cerveja.."
... vai entender as entrelinhas, vai entender os encontros e os desencontros dessa vida.... vai entender porque tem dia com chuva, e tem dia com sol...hahahahahha
vai entender ...
...eh realmente tem coisas que nao precisam ser entendidas...nem ao menos merecem explicação, embora todas inspirem...
o que torna a teoria boa seria o caos ou o caos ordena a teoria... o mais legal de tudo..é que o espaço e tempo...sao relativos...ahahhahaha simm...muito relativos...hhahaha
bjos cherry
"mais uma rodada amigo... e um brinde ao empirismo ahahha"...

Anônimo disse...

Falou-se muito em empirismo durante essa minha graduação em adm de empresas.
Pensamento empirico pra ca, conhecimento empirico pra la...
Enfim, adorei esse trecho que vc publicou do livro da Clarisse (...).
É possivel ler o amor em todas as linhas, principalmente na ultima oraçao.
Bjss!!!

Anônimo disse...

Olá :)
Sabe que por muitas vezes não consegui deixar comentário aqui? Dava um surto nessa janelinha, mas acho que agora melhorou..rs
Obrigada pelo comentário, adorei!
Adorei também seu post, parece que me vi, ainda não li esse livro, mas quando passar a enxurraga de livros pedidos para o vestibular vou procura-lo.

Bjs =*